Sistema de Seleção e Admissão

Anualmente o colegiado do Programa de Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança (PPGEST) designa Comissão de Seleção formada por cinco de seus docentes, sendo três titulares e dois suplentes.

O exame de admissão consta de prova escrita, entrevista e prova de inglês. Exige-se, também, no ato de inscrição, que o candidato anexe aos documentos requeridos carta de intenção dirigida ao Presidente da Banca. Nessa carta ele deve esclarecer, entre outros aspectos, as razões que o levaram a escolher o curso. 

Para o Mestrado, podem candidatar-se bacharéis ou licenciados em áreas afins aos Estudos Estratégicos, tais como Relações Internacionais, Ciências Sociais, História, Economia, Direito, entre outras a critério da Banca. Para o Doutorado, podem candidatar-se mestres em áreas afins aos Estudos Estratégicos.

Desde que sem vínculo empregatício e / ou outras fontes de renda, o PPGEST dispõe de bolsas de Mestrado e Doutorado para os candidatos aprovados, mas não obrigatoriamente para todos.

As bolsas serão alocadas tendo em vista ordem de classificação no exame de seleção. Os estudantes estrangeiros podem se candidatar à bolsa de estudos do Programa PEC-PG da Capes (http://www.capes.gov.br) junto à embaixada brasileira em seus países.

Não serão aceitos candidatos cujos interesses acadêmicos não coincidam com as linhas de pesquisas oferecidas pelos professores do Programa.

Os cursos do Programa de Pós-Graduação na UFF presumem dedicação de seus alunos em regime de tempo integral.

Editor-Chefe: Prof.Eurico de Lima Figueiredo
Editor-Executivo: Prof. Eduardo Heleno
Copyright © 2012 Portal do INEST.
Todos os direitos reservados.Site elaborado pela equipe WebPortais/NTI e INEST